garotas de vidro

AS LETRAS

Título original : Winterglass
Autora: Laurie Halse Anderson
Editora : Novo Conceito
Ano de lançamento : 2012

A VIAGEM

Lia é uma jovem colegial anoréxica com pais que não a enxergam e uma amiga bulímica .
A viagem inicia quando Lia descobre que Cassie – sua melhor amiga – morreu em um quarto de motel ; e ligou para ela 33 vezes antes de falecer .
Viajando entre o realismo e a fantasia – sua mente é uma bagunça . Conversa consigo mesma e com Cassie que agora  é um fantasma e certa vez lhe diz :
” Você não está morta , mas não está viva também . Você é uma garota de vidro Lia . Presa entre os mundos . Você é um fantasma com um coração que bate . ”
O relato de suas desventuras alimentares
” Eu não consigo lembrar do que é comer sem planejá – lo . Contando as calorias e o tanto de gordura e medindo meus quadris e coxas para ver se mereço e comumente decidindo que não , eu não mereço … ”
E seus questionamentos sobre quem é e porque está assim
” De quê , porquê quando como quem ? De quê eu tenho medo ?Por quê eu não consigo querer ficar melhor ?
Quando eu sou eu e como eu sei que sou eu e quem eu seria se eu fizesse o que eles querem ? Como eu fiquei assim ? ”
O cotidiano de uma garota anoréxica também é relatado em seu dia a dia . As constantes mentiras para não comer . As brigas com a família por não fazê – lo . As lembranças de antigas internações e a não vida escolar e social . Tudo isso ela coloca para fora desta forma :
” … como eu vinha fazendo pequenos cortes em minha pele para permitir que a maldade e a dor vazassem . Eles eram superficiais a princípio , e curtos como marcas de garras feitas por um gato desesperado que queria se esconder debaixo da varanda da frente .
Cortar a dor era um diferente sabor da dor . Foi isso que fez mais fácil não pensar sobre ter meu corpo e minha família e vida roubados , fez mais fácil eu não me importar … ”
As constantes pesagens na balança que ela escondia da família . E sua infelicidade pelo quanto pesava .
” A balança se mostra no chão – a boa – a que não mente . Eu me dispo , subo nela para pesar minhas culpas e medir meus pecados .
40.370 kg
Eu poderia dizer que eu estou animada , mas isso seria uma mentira . O número não importa . Se eu chegasse a 31.700 eu quereria 24.200 . Se eu pesasse 4.500 eu não estaria feliz até chegar ao 2 . O único número que seria o bastante seria o 0 . Zero quilos , vida zero , tamanho zero , duplo zero , ponto zero . Zero em tênis é amor . Eu finalmente conseguiria . ”
Entre Lia não comer e quando comia contava calorias , malhava escondida e se sentia constantemente fraca tem a relação com a família .
Os pais que não a entendem , a meia irmã que ela adora . E as consultas com a Dra Parker .
E qdo revela á Dra Parker após dois longos anos de consultas silenciosas – o que sente e que vê o fantasma de sua amiga morta é que ela foge .
Volta ao mesmo motel onde Cassie morreu e ali encontraria a mesma morte que ela se não …
” Eu estou fiando os fios de seda da minha historia , tecendo o tecido do meu mundo .
A pequena elfa dançarina se tornou uma boneca de madeira cujas cordas eram puxadas por pessoas que não prestavam atenção . Eu saí do controle . Comer era difícil . Respirar era difícil . Viver era mais difícil ainda .
Eu queria engolir as amargas sementes do esquecimento . Cassie também .
Nos inclinamos uma sobre a outra , perdidas no escuro e vagando em círculos intermináveis . Ela ficou muito cansada e foi dormir . De alguma forma eu me arrastei para fora do escuro e pedi ajuda .”
E é quando quase morre que o porque não morrer que sempre pensou agora é porque não ; porque devo viver . E que a comida , antes vilã , agora é amiga desta nova vida .
” Comida é vida . e esse é o problema . Quando você está viva as pessoas podem te machucar . É mais fácil rastejar para uma gaiola de osso ou para um confuso monte de neve . É mais fácil manter o mundo todo fora . Mas isto é uma mentira . Comida é vida . ”
E que as pesagens não são mais necessárias e que seu peso não é mais importante .
” Eu não tenho idéia de quanto eu estou pesando . Isso me assusta até a morte mas eu estou trabalhando nisso . Eu estou começando a me medir em força , não em quilos . Às vezes em sorrisos . ”
E que o convívio com sua família já não é mais um problema
“O abraço dela me deixa forte o suficiente para carregar o mundo em meus ombros . ” ( sobre Emma )
E que a garota de vidro está se transformando
“Eu fio e teço e tricoto minhas palavras e visões até que uma vida começa a tomar forma .
Não há nenhuma cura mágica , não há como fazer tudo ir embora para sempre .
Há apenas pequenos passos para cima . Um dia mais fácil , um riso inesperado , um espelho que não importa mais .
Eu estou descongelando .

Deixe um comentário

